Orgulho de Todos

Chefe de Gabinete

24 de janeiro de 2017

O cargo de chefe de gabinete é muito comum em instituições públicas, mas apesar de ser um cargo mais comum no setor público, o cargo de chefe de gabinete também é encontrado no setor privado.

O profissional que ocupa esse cargo trabalha de forma a auxiliar o representante do gabinete onde atua. Por exemplo, o chefe de gabinete de um ministro é uma espécie de assistente de confiança do ministro e ao mesmo tempo gere o funcionamento do seu gabinete. Isso pode ser aplicado a outros tipos de representantes de gabinetes, como prefeitos, presidentes, etc.

Por ser um cargo de confiança, não existe qualquer formação que faça com que uma pessoa possa ser chefe de gabinete. Pelo fato de o chefe de gabinete ser escolhido e nomeado pelo representante do gabinete, dado que é um cargo de confiança, tanto uma pessoa que tenha cursado letras como alguém que tenha uma graduação em gestão pública ou engenharia pode chefiar um gabinete. Assim sendo, não existe forma de alguém escolher a carreira de chefe de gabinete sem que seja escolhido para atuar nesse cargo.

O cargo de chefe de gabinete é bastante exigente, não só por ser um cargo de confiança, mas também por abarcar uma série de funções. Além de gerenciar o funcionamento do gabinete, o chefe de gabinete presta todo o tipo de auxílio ao representante do gabinete, podendo ser ele o responsável pela agenda, gestão da assessoria e, inclusive, receber algumas pessoas e ir a alguns eventos em nome do representante do gabinete que chefia.

Secretário(a) Endereço Telefone Horário de Atendimento
Valdomiro Pereira José Ferreira Junior S/N – Centro  De segunda à sexta-feira das 7 às 13h

Last modified: 31 de janeiro de 2017